"> Secretaria de Turismo promove Oficina com artesãos de Tutóia em parceria com a coordenação de Artesanato do Maranhão - Blog Neto Pimentel

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Secretaria de Turismo promove Oficina com artesãos de Tutóia em parceria com a coordenação de Artesanato do Maranhão


A Secretaria Municipal de Turismo promoveu na quarta-feira,17/10, uma oficina com artesãos de Tutóia para apresentar a Nova Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, Programa do Artesanato Nacional e Cadastramento de artesãos para emissão da Carteira Nacional do Artesão. 

A Oficina foi ministrada pelos técnicos Viviane de Jesus (Coordenadora do Programa) e Carlos Martins (Assessor técnico), ambos da Coordenação do Artesanato do Maranhão, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. O Evento contou com a presença do prefeito municipal, Romildo Damasceno e artesãos da sede e diversas localidades do município, como Ilha Grande dos Paulinos, Comum, Paxicá, Santo Antônio, Curralinho e Cocal. 

A secretária Fernanda Souza, iniciou a oficina dando as boas vindas e falando sobre a valorização dos artesãos e das artes produzidas por eles e as oportunidades que a inclusão no programa do artesanato criam para estes profissionais. Em seguida, o Prefeito Romildo, reafirmou o compromisso da gestão municipal em apoiar ações que valorizam as pessoas e os saberes que formam a identidade do povo tutoiense, destacando a conquista dos artesãos em adquirir a carteira profissional do artesão, que com esse beneficio, ganharão mercado e reconhecimento de sua profissão, gerando mais oportunidades. 

Prefeito Romildo
A coordenadora Viviane de Jesus, apresentou o Programa do Artesanato, suas características e como os artesãos podem acessá-lo e emitir a carteira. Carlos Martins fez uma contextualização histórica e as características do artesanato no Brasil e quais os critérios para classificação e os diferentes tipos de artesanato. Por fim, houve o cadastramento dos artesãos para emissão da Carteira Nacional da categoria. 

   

   

   

   

   

   

   


Assessoria de Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário