"> PERSONALIDADES TUTOIENSES: MESTRE ANANIAS - o artista, o professor que muito honrou a cultura tutoiense! - Blog Neto Pimentel

domingo, 28 de fevereiro de 2021

PERSONALIDADES TUTOIENSES: MESTRE ANANIAS - o artista, o professor que muito honrou a cultura tutoiense!

Mestre Ananias, sua esposa Myrtes e
Antonio José, ex-prefeito e idealizador do Arraial
em Tutóia.

Dando continuidade ao nosso trabalho de biografar as Personalidades Tutoienses, desta vez trazemos à tona um artista, um professor, um homem culto que com o seu trabalho, com a sua arte, deixou ao município de Tutoia um grande legado que não poderá, jamais, ser esquecido através dos tempos, tendo em vista que ficou registrada a marca de sua imaginação, criatividade e inteligência nos que são os mais importantes símbolos do Município - o Brasão a Bandeira.

O Brasão do município de Tutóia
idealizado por Ananias

José de Ananias Pereira dos Santos, nascido no dia 11 de Junho de 1954,em Paulino Neves quando ainda pertencia Município de Tutoia–MA. Seus pais José Neves dos Santos e Maria Izabel Pereira dos Santos, com intuito de dar um melhor estudo aos filhos, mudaram-se para a sede do município quando ele ainda tinha 4 anos de idade, época em que o acesso à escola era muito difícil, pois existiam poucas na cidade. Foi matriculado na escola “Carmela Dutra”, teve como primeira professora sua tia Paula Neves, onde ficou desde a antiga cartilha até o 3º ano primário.

Por falta de vagas, ficou sem frequentar escolas por um ano, quando então foi aprovado em um seletivo nas Escolas Reunidas Casimiro de Abreu(*), onde fez até o 5º ano, concluindo assim o curso primário. Foi um dos primeiros alunos a estudar no Centro Educacional “Presidente Castelo Branco”, 1º e 2º Graus. Lá terminou o ginásio e fez o Magistério. Passou a exercer o cargo de Professor de história, e chegou a exercer o cargo de diretor da referida instituição de ensino. Em 2006 após conclui o curso superior em Licença Plena em História (UESPI).

Ananias tem um legado na cidade de Tutoia. Além de ter sido professor e diretor do Centro Educacional “Presidente Castelo Branco” foi um dos criadores, juntamente com seu amigo Francisco Sousa, o Popular “Chico da CAEMA” e a Professora Creuza Maria, da Bandeira de Tutoia, da qual foi o idealizador do Brasão de Tutoia. Participou também como um dos autores do livro “Tutoia e seu Folclore” (1973) elaborado por alunos do Castelo Branco" publicado pelo SIOGE sobe os auspícios da Prefeitura Municipal. Nas duas administrações do prefeito Egídio Junior foi secretario de Cultura Esporte e lazer realizando excelente trabalho nas épocas momescas e juninas merecedor dos aplausos de toda a população.


No carnaval foi um dos colaboradores  do bloco "Vai-quem-Quer" e no São João o criador do famoso "Boi Pelado" e um dos fundadores do Bumba-boi Axote. 

O bloco "Vai-quem-Quer" o "Boi Pelado" viraram "marcas registradas" no carnaval e no arraial de Tutoia, em suas passagens pelas diversas ruas da cidade arrastam multidões.

Ainda com relação ao seu trabalho na cultura tutoiense, ajudou criar um outro símbolo das festas juninas da cidade - o "Boi Precioso". Em gratidão ao seu trabalho, o "amo" do "Boizinho Precioso" o professor e compositor Branco Bond (RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS RODRIGUES) o homenageou em 2015 com a toada MESTRE ANANIAS cujo tema do citado grupo folclórico daquele ano que foi "Para sempre vou te amar" Eis a toada:

A arte é sua vida, tio Zé Neves, sua inspiração...
Cultura lhe contagia boi pelado, é sua criação...
Ananias, Santo é teu nome, tua história está nos traços do Brasão,
Sua alegria se transforma em poesia, bumba – meu – boi, caroço é tua emoção.

Praia da Barra é seu painel na beira do mar,
No Bairro da Barra sonho de criança foi realizar,
Boi precioso o seu nome vai aclamar,
Vamos juntos cantar...

Ananias, Santo é teu nome, tua história está nos traços do Brasão
Sua alegria se transforma em poesia, bumba – meu – boi, caroço é tua emoção.

Homenagem do Boi Precioso em 2015
Autor: (Branco Bond)


A FAMÍLIA

Ananias casou-se com Maria Myrtes Pereira Santos com quem viveu até o último dia de sua vida em 26 de junho de 2017 quando se realizava a mais tradicioan festa tutoiense - o Arrail de São João - à qual muito contribuiu com sua arte, inteligência e sabedoria.
De seu casamento: Harrison Guido Pereira Santos, Thiago Luís Pereira Santos, Marezza Pereira Santos e Isadora Rodrigues Ramos.
Ao aposentar-se Ananias dedicou-se ao artesanato como um passatempo.

A curiosidade, a inteligência e o desejo de liberdade são características do sígno de gêmeos. Assim era o MESTRE ANANIAS, meu amigo, colega professor artista nato a quem desejo homenagear perpetuando-lhe nas páginas deste livro das PERSONALIDADES TUTOIENSES .



________________________________________

Por Professor Galas
Informações e imagens: Marezza Santos

Um comentário:

  1. Mestre Ananias também foi um dos idealizadores do Grupo Artístico Cultural Axote tendo a frente o nosso querido Mestre Dhomas. Grupo no qual fui recebido com muito carinho para fazer parte de sua temporada em 2019, aceitei o convite para ser um dos personagens em que todo mundo gosta de prestigiarem, o Nego Chico Axote, foi uma esperiencia maravilhosa, e desejo ter muitas outras em breve. Mestre Ananias contribuiu muito para a Força da Cultura Tutoiense e tenho de já orgulho em poder está fazendo parte do Bumba Meu Boi Axote de Tutoia Maranhão!!!

    ResponderExcluir