"> PERSONALIDADES TUTOIENSES: OSVALDO SANTOS - Blog Neto Pimentel

sábado, 20 de fevereiro de 2021

PERSONALIDADES TUTOIENSES: OSVALDO SANTOS


Artesão, funcionário público e pai de família. Uma privilegiada inteligência nascida na "terra dos Teremembés".

Osvaldo Carvalho dos Santos, filho de José Silveira de Carvalho e Maria dos Santos Carvalho, nasceu em Tutóia no dia 05 de agosto de 1934. Apesar de pouco estudo, apenas o curso primário, foi funcionário público municipal e exerceu o cargo com dignidade e honradez no cumprimento de seus deveres, até mudar-se para Santos - São Paulo onde trabalhou na Companhia Docas do Porto de Santos por 19 anos até aposentar-se vindo morar em Parnaíba em uma praça localizada em frente ao prédio onde outrora funcionou a Comissão de Estudo Obras e Navegação do Rio Parnaíba, depois o DNPVN - Departamento de Portos e Vias navegáveis e hoje abriga IBAMA e o ICMBio.

Pelo cuidado, zelo e carinho que Osvaldo teve para com a praça durante os 29 anos em que lá residiu até o seu falecimento em 17 de dezembro 2013, o então prefeito Florentino Veras Neto atendendo solicitação da Câmara Municipal de Parnaíba o homenageou dando ao logradouro o nome de Praça Artesão Osvaldo Santos. O autor do projeto foi o vereador André Neves.



A FAMÍLIA

Causou-se com a professora Maria de Lourdes Costa Santos, natural de Parnaíba, Piauí. Desse enlace matrimonial nasceram6 filhos, sendo 2 homens e 4 mulheres.

Os filhos são os seguintes: Maria do Amparo Costa Santos, Francisco José Costa Santos (já falecido),Glenys Mary Serrate Santos, Cizanio Luiz Costa Santos, Sheila Maria Costa Santos e Jennei Costa Santos.

O ARTISTA

O pouco estudo de Osvaldo não era empecílio para ele desenvolver sua arte, pois além de ser um exímio artesão, possuía habilidades e ideias brilhantes na preparação de carros alegóricos e temas para os desfiles de 7 de setembro, dos bailes no Social Tutóia Clube, bordava bois para as festas juninas, confeccionava talhas em madeira e metal. Poder-se-ia dizer que tinha "mãos de fada" na arte de maquetes, especialmente em réplicas de embarcações como canoas, barcos de pescas, navios cargueiros e outros. Na capitania dos portos de Parnaíba Piauí ainda existem algumas réplicas as quais eram utilizadas para maiores esclarecimentos aos alunos dos cursos para Marinha Mercante. Porém seu maior feito foi construir uma torre de captação do sinal de televisão e instalou o primeiro aparelho de televisão em Tutóia, dia 11 de setembro de 1969.
Uma das réplicas de embarcações do trabaho
artesanal de Osvaldo Santos

Na execução da réplica do qual foi operador

no Porto de Santos - SP

Este guindaste de fabricação alemã ainda
existe ancorado no Porto de Santos próximo
à travessia Santos/Guarujá

Em dezembro de 1984 fez uma exposição de seus trabalhos no Teatro Procópio Ferreira em Guarujá-SP e foi destaque no jornal A Tribuna que o entrevistou e publicou na época.


Por todo o seu trabalho em vida, tanto em Tutóia como em outras cidades nas quais residiu, pela sua personalidade marcante, Osvaldo recebeu o carinho, a admiração, o respeito de todos quanto o conheceram e por essa razão participa na galeria do livro PERSONALIDADES TUTOIENSES.

Caricatura feita pelo artista tutoiense Francisco Pedro (genro de Osvaldo)
e pintura/grafite de Dielson


___________________________________________

Texto de Antonio Gallas
Informações e fotos: Glenys Mary


Nenhum comentário:

Postar um comentário