"> PERSONALIDADES TUTOIENSES: DONA ZEZÉ CONCEIÇÃO - Blog Neto Pimentel

segunda-feira, 22 de março de 2021

PERSONALIDADES TUTOIENSES: DONA ZEZÉ CONCEIÇÃO


A igreja católica apostólica romana celebrou na data de 19 de março o dia de São José - o operário de Nazaré, protetor de todos os trabalhadores e esposo de Nossa Senhora, mãe de Jesus.

Mediante a fé e a religiosidade cristã, muitos casais, para homenagear os santos dessaa igreja, nominavam, e ainda hoje dão nome aos filhos com com os nomes desses santos. Assim, não foi diferente para o casal Crisális e Júlio quando no dia 19 de março de 1931, na cidade de Tutóia, no estado do Maranhão veio à luz deste mundo sua primogênita filha que na pia batismal recebeu o nome de Maria José, em homenagem à Maria, mãe de Jesus e a José, o seu amado esposo.

Maria José Canavieira e Silva, filha de Júlio Costa de Matos Canavieira, ele funcionário público do antigo DCT - Departamento de Correios e Telégrafos e de Crisális Silva Canavieira, ela de prendas domésticas, tornou-se mais tarde,Maria José Canaveira Conceição, precisamente no dia 30 de outubro de 1948, por nessa data haver contraído núpcias com Egídio Francisco Conceição, comerciante e prospero fazendeiro, pertencente a tradicional família do município.

Zezé Conceição como era conhecido por todos, ao lodo do esposo Egídio participara ativamente da vida política do município, pois Egídio juntamente com outras lideranças de Tutóia à época, apoiaram os grandes líderes política maranhense, estre os quais José Sarney que chegou inclusive à presidência da república como é do conhecimento de todos. Na primeira campanha de José Sarney para o governo do do Maranhão em 1965, o casal recepcionou com um almoço o então candidato que defendia a bandeira da ARENA - Aliança Renovadora Nacional - partido da simpatia dos militares que estavam no poder governamental da nação.

Dona Zezé, por sua maneira educada e carinhosa de como tratar as pessoas, além de ser uma pessoa simples e bastante caridosa ganhou a simpatia e a admiração do povo de Tutóia e de todos quanto a conheceram. Gostava de coisas boas, porém não tinha luxo, vaidade ou orgulha. Tratava a todos com distinção, independente de cor, raça ou classe social quer a pessoa fosse rica ou pobre.

De sua união com Egídio nasceram os seguintes filhos pela ordem:

Maria da Graça

Sabino Francisco

Régis José

Raimundo José

Maria de Nazaré e,

Egídio Junior.

Em 17 de janeiro de 1966, seu esposo veio a falecer em hospital da cidade de Parnaíba, Piauí onde estava em tratamento de saúde. A partir daí dona Zezé assume o comando dos negócios e da família demonstrando equilíbrio e sensatez na educação dos filhos. Apesar de ter enviuvado jovem ainda, com apenas 35 anos, Zezé Conceição não aceitou casar outra vez, apesar dos pretendentes que apareceram, pois além de jovem possuía uma aparência bonita e elegante que conservou até o final de sua existência quando faleceu em 2017.

Uma pessoa carismática e caridosa. Ajudava os mais pobres no que era possível, dentro de suas possibilidades, ao ponto até de construir uma pequena casa para uma pessoa carente sem moradia na cidade de Tutóia. Anualmente, por ocasião do natal, como paga de uma promessa feita pela recuperação da saúde de um filho, mandava abater uma de suas reses e distribuir a carne para pessoas pobres.

Com o propósito de dar uma melhor educação aos filhos, desprende-se do comércio e passa a residir na cidade de Parnaíba onde os filhos poderiam ter uma melhor escola e cursar uma universidade. Mesmo residindo em outro estado jamais deixou de visitar sua terra natal, visitar os amigos, acudir as pessoas enfermas vindas de Tutóia para Parnaíba ajudando-as no que fosse necessário .

Em janeiro de 1997 o seu filho mais novo, Egídio Junior assume a prefeitura de Tutóia. Durante a cerimônia de posse em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, a senhora Zezé Conceição faz um discurso de saudação ao povo desejando boa sorte ao seu filho agora empossado prefeito do município.

Eis, na íntegra, o discurso que ela mesma elaborou com o próprio punho:

Maria José Canavieira Conceição, faleceu em Parnaíba em data de 02 de junho de 2017 deixando uma dor, uma saudade a todos quantos tiveram o prazer de privar da sua amizade.

Neste mês de março, mês em que se homenageiam as mulheres, e por ser o último dia 19/03, dia do aniversário desta ilustre senhora que também é a mãe da minha esposa, eis aqui minha homenagem colocando-a na galeria da imortalidade das PERSONALIDADES TUTOIENSES.


Por: professor Gallas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário